— Povo Apocaliptiano! Eu como prefeito tenho o prazer de inaugurar nosso primeiro Centro Médico. — Prefeito e pastor, Elias, corta a fita e os habitantes ali presentes aplaudem.
No dia seguinte...
— Padre!
— Bom dia, Rosinha.
— Bom dia! O senhor viu que inauguraram um centro médico?
— Sim. Vai ser muito bom.
— Mas se Deus cura por que precisamos de médico?
— Se o Sol ilumina por que precisamos de luz elétrica?
— Para iluminar de noite.
— Deus veio para curar a alma. E os médicos o corpo. Muitas doenças provém de males da alma.
— A Igreja também é um centro médico?
— Sim, mas para cuidar do interior das pessoas. — Ele aponta para a cabeça.
— E a do pastor Elias?
— Também. A diferença é que o pastor não acredita na intercessão de Nossa Senhora.
— Por isso ele mandou lhe perguntar o que significa Nossa Senhora do Apocalipse.
— Sim. Apocalipse significa livro da revelação.
— Não é fim do mundo?
— Não! Primeiro que o apóstolo João fala do fim dos tempos. O mundo será renovado.
— E o fim está próximo?
— Sim. Cada dia o homem está mais próximo de sua morte.
Na prefeitura...
— Co... o quê?
— Covid-19.
— Veja quanto custa a vacina.
— Não tem vacina.
— O tratamento é de quanto?
— Nada 100% comprovado. Mas nos casos mais graves se utiliza um respirador. — Ele mostra o preço.
— Tudo isso! Encomenda dois. E deixa a ambulância preparada para transferir os doentes para Meridiana.
— Prefeito, estão recomendando o lock down.
— lo... o quê?
Na praça...
— É o fim dos dias. Um vírus chegou para matar a Terra.
— Nestor, para de blasfêmia.
— Meu filho, é a verdade. Está no jornal. — Renato olha a manchete no jornal do andarilho. E vai correndo para a banca para ler o jornal. Poucos minutos depois.
— Povo Apocaliptiano! Eu como prefeito venho anunciar que a partir de segunda-feira permaneceremos quinze dias em Lockdown. Somente o centro médico tem autorização para abrir. Farmácia e mercado só poderão fazer delivery. Aproveitem esses dias para anotarem os números desse lugares e encomendarem as despesas fixas. Só poderão sair e entrar da cidade com atestado médico recomendando a transferência para outras cidades e vice-versa. Só pode sair de casa para ir ao médico ou socorrer parente para isso fará uma cartinha e será acompanhado por um policial caso seja necessário.
Como pastor digo hoje faremos um culto presencial. Durante esses quinze dias farei lives na minha rede social.
— Elias!
— Sim Nestor!
— É o fim do mundo?
— Eu ainda não tenho essa resposta. Mas hoje no culto eu responderei.
A Noite na Igreja Cristã Sentraliana...
— Irmãos, abram a sua Bíblia na segunda carta de Pedro capítulo três a partir do versículo oito até o dezoito.* — Após ler a Bíblia Elias começa seu discurso. — O fim do mundo está chegando e precisamos nos prepar. Aos poucos o mundo entrará em colapso: a Internet, os bancos e os caminhões não funcionarão mais. Então passaremos a viver do que produziremos nessa cidade. Portanto quem tem sítio diversifique sua produção. Quem tem quintal faça uma horta. Vamos nos preparar para este dia. Oremos e sejamos vigilantes.
Quanto a essa doença nova. Ela veio só para nos avisar que o fim do mundo está próximo. Ela não é o fim do mundo. — O padre entra na igreja.
— Senhor padre, o que lhe traz aqui?
— Preciso falar com o prefeito.
— Prefeito?! Eu lógico. Moisés, por favor um louvor para os irmãos. — Elias e o padre saem da igreja. — Em que posso ajudar?
— Desculpa, mas de onde o senhor tirou que o Mundo vai acabar?
— Do livro do Apocalipse. Apocalipse significa o fim dos tempos.
— Lhe convido a tomar um café. Amanhã às seis da tarde. Eu com os meus livros de teologia e estudo e o senhor com os seus para discutir esse assunto.
— Combinado! — Elias volta para o culto e o padre segue para padaria.
No outro dia
Na Igreja de Nossa Senhora de Apocalipse...
— Boa tarde!
— Pastor?! Ah claro, prefeito. O padre está lhe aguardando na sala para reuniões.
— Obrigado! — Elias se direciona para a porta da direita.
— Pastor, está porta leva para a igreja. É a porta da esquerda. — Então Elias percebe que havia placa nas duas portas. Ele ri.
— Não reparei nas placas. Obrigado, Rosinha. — Ele bate na porta, pede licença e entra. — Boa tarde!
— Boa tarde! Gosta de pão de queijo e bolo de fubá?
— Sim. Muito obrigado.
— Acho que o senhor esqueceu seus livros.
— Eu só tenho a Bíblia e o caderno de quando fiz a Escola dominical e nesse mesmo caderno anotei o curso para pastor ministrado pelo Pastor Israel, que Deus o tenha!
— Amém! — O Padre pega um livro e entrega ao pastor. — É um presente.
— Como fazer a leitura exegética da Bíblia. Padre, um livro católico?
— Foi escrito por um padre, mas ele ensina a ler a Bíblia de um modo diferente. Os exemplos são todos em cima dos evangelhos. Não tem livro apógrifo e nem os dogmas católicos.
— Ah! Sendo assim muito obrigado. Por que o senhor me chamou?
— Ontem o senhor me deu uma resposta errada. Apocalipse vêm do grego e significa Revelação. Pode colocar no buscador.
— Ok. Searcher! O que significa Apocalipse.
— Segundo o Wikipédia:
O Livro de Apocalipse ("O livro da revelação") e também chamado de Apocalipse de João, é um livro da Bíblia — o livro sagrado do cristianismo — e o último da seleção do Cânon bíblico. Foi escrito por João na ilha de Patmos, no mar Egeu.
A palavra apocalipse, do grego αποκάλυψις, apokálypsis, significa "revelação", formada por "apo", tirado de, e "kalumna", véu. Um "apocalipse", na mesma terminologia do judaísmo e do cristianismo, é a revelação divina de coisas que até então permaneciam secretas a um profeta escolhido por Deus. Por extensão, passou-se a designar de "apocalipse" aos relatos escritos dessas revelações, que constituem um gênero literário próprio (literatura apocalíptica). Devido ao fato de, na maioria das bíblias em língua portuguesa se usar o título Apocalipse e não Revelação, até o significado da palavra ficou obscuro, sendo às vezes usado como sinônimo de "fim do mundo". (Trecho copiado de: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Apocalipse>. Acessado em 14/01/2021.)
— Vou jogar esse caderninho no lixo.
— Espere! Um erro não significa que tudo o que você aprendeu está errado. Mas o que me chamou atenção no que você disse ontem foi o fato de estimular as pessoas a terem terras.
— O senhor, não acha que o fim está próximo?
— O fim dos tempos. Os tempos do dragão. Do demônio. Assim como diz em Apocalipse vinte um versículo primeiro.** — O padre lê o trecho. — O que entendestes?
— O mundo acabou.
— O mundo foi renovado. Você sabe o que significava o mar para os israelitas?
— Não.
— Era do mar que vinham os povos inimigos. Portanto mar para eles era o mal. O mal vai desaparecer, o mundo onde o Dragão toma conta vai sumir. Nesse novo mundo o Dragão não vai ter vez. Ou seja, será um novo tempo. O tempo da eterna glória.
— Glória a Deus! Quero ir para esse novo lugar. Pera então não vamos morrer de fome ou por um colapso elétrico.
— Não posso dizer como cada um vai morrer e nem se haverá colapsos. O que posso dizer é que já se veem sinais dos fins dos tempos.
— Gostei! Vou ler esse livro padre. Segunda, na minha primeira live o senhor verá a diferença.
No Domingo...
O padre lê o evangelho do dia. (Mt 4,1-11) ***
— Irmãos, hoje o evangelho nos apresenta um período de isolamento e quarentena. E com essa nova doença nos pede a mesma coisa. Nessa primeira etapa como disse o nosso prefeito ficaremos quinze dias em casa. Sem sair. Essa etapa começa amanhã. Durante esses quinze dias usarei a minha rede social todos os dias para rezar com vocês o rosário.
Vamos passar por esse deserto que se apresenta orando. E quando o inimigo chegar lutaremos contra ele com oração. E uma outra arma é o jejum. Convido você além de sua abstinência quaresmal durante 21 dias fazer o jejum. Eu indico para vocês o jejum a pão e água. Substitua a suas refeições por pão e após comer, beba água. Em qualquer jejum a água está liberada. Se você está de dieta faça apenas a abstinência. Reforçando o que é a abstinência se trata de passar o dia sem algo que você goste. Por exemplo: as redes sociais, o video game, fofocar na janela, assistir televisão... Aquilo que for mais difícil você ficar sem.
Mas padre o que vou fazer duas semanas preso dentro de casa? Leia a Bíblia! Leia um bom livro! Reze! Aumente seu tempo de oração! Aproveite esses dias para cuidar melhor da sua casa e da sua família!
Voltando ao evangelho... O demônio perguntou por que Jesus não transformava aquelas pedras em pão. A resposta de Jesus foi que a comida sozinha não sustenta o corpo, mas também a palavra. Se não conhecemos pelo menos os dois mandamentos que Cristo nos ensinou. Nosso templo estará em ruínas. Cada corpo, cada indivíduo, é um templo do Senhor. Primeiro, Amar a Deus acima de tudo. Segundo, Amar o seu próximo como Deus te ama. E Deus te ama infinitamente.
Nossas celebrações presenciais estarão suspensas. Mas vou transmitir as missas. No momento da comunhão façam a oração que a Rosinha lhes entregou uma cópia. Assim que a prefeitura liberar. Não se esqueçam de vir as celebrações para comungarem.
* 2 Pedro 2, 8 - 18. Trecho da Bíblia copiado de: <https://bibliaportugues.com/kja/2_peter/3.htm>. Acessado em 14/01/2021.
Contudo, amados, há um princípio que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. O Senhor não se atrasa em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, Ele é extremamente paciente para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.Entretanto, o Dia do Senhor virá como ladrão, no qual os céus desaparecerão ao som de um terrível estrondo, e os elementos se desintegrarão pela ação do calor. A terra e toda obra nela existente serão expostas ao fogo.Ora, se tudo o que existe será assim aniquilado, que espécie de pessoas é necessário que sejais? Pessoas que vivem em santidade e piedade, aguardando o Dia do Senhor e apressando a sua vinda. Naquele Dia, os céus se dissolverão pelo fogo, e todos os elementos, ardendo, se dissiparão com o calor. Todavia, confiados em sua Promessa, esperamos novos céus e nova terra onde habita a justiça. O cristão e o Dia do SenhorPor isso, amados, enquanto aguardais estes eventos, esforçai-vos para que sejais encontrados por Ele em plena paz, sem mácula e livres de culpas diante dele. Considerai que a longanimidade do nosso Senhor é uma oportunidade para que possais receber a Salvação, assim como o nosso amado irmão Paulo também vos escreveu, de acordo com a sabedoria que Deus lhe concedeu. Ele escreve do mesmo modo em todas as suas epístolas, discorrendo nelas sobre esses assuntos, nas quais existem trechos difíceis de entender, os quais são distorcidos pelos ignorantes e insensatos, como fazem também com as demais Escrituras para a própria destruição deles. Sendo assim, amados, estando bem informados, guardaivos para que não sejais conduzidos pelo erro e sedução dos que não têm princípios morais, vindo a perder a vossa segurança e cair. Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e no Dia eterno! Amém.
** Apocalipse 21,1. Trecho copiado de: <https://www.a12.com/biblia/novo-testamento/apocalipse/21>. Acessado em: 14/01/2021.
Vi então um novo céu e uma nova terra; porque o primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido e o mar já não existe.
*Mateus 4, 1 - 11. Trecho da Bíblia copiado de: <https://liturgia.cancaonova.com/pb/liturgia/1o-domingo-da-quaresma-3/?sDia=1&sMes=3&sAno=2020>. Acessado em 14/01/2021.
Naquele tempo, o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome. Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”.
Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, e lhe disse: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: ‘Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus!’”
Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória, e lhe disse: “Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. Jesus lhe disse: “Vai-te embora, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor, teu Deus, e somente a ele prestarás culto’”. Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário